lupa - meaning and definition. What is lupa
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is lupa - definition

CHIPRE
Lupabiológica
  • Uma lupa comum

lupa         
sf (fr loupe)
1 Lente convergente biconvexa, para a observação de pequenos objetos, cujo diâmetro aparente ela aumenta; microscópio simples; vidro de aumento.
2 Vet Tumor mole na parte anterior do joelho dos quadrúpedes.
3 Med Quisto sebáceo, notadamente do couro cabeludo.
4 Metal Massa de ferro fundido batida na bigorna, para se tornar gusa.
sf Náut Ação de puxar por um cabo com esforços simultâneos do pessoal, para içar qualquer coisa, especialmente os escaleres aos turcos.
Lupa         
A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais facilidade pequenos objetos e alguns detalhes ou superfícies.
Lupa Capitolina         
ESCULTURA DE BRONZE DE UMA LOBA AMAMENTANDO AOS GÊMEOS RÔMULO E REMO, INSPIRADA NO MITO FUNDADOR DE ROMA
Capitolina; Loba Capitolina; Loba capitolina; Loba Romana
A Loba Capitolina é uma escultura de bronze, mantida nos Museus Capitolinos, de dimensões aproximadamente naturais que representa a loba das narrativas romanas sobre a Fundação de Roma. É tradicionalmente considerada como uma peça da arte etrusca, mais precisamente do escultor Vulca de Veios, que teria sido fundida no curso inferior do rio Tibre e que permaneceu em posse de Roma desde a Antiguidade.

Wikipedia

Lupa

A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais facilidade pequenos objetos e alguns detalhes ou superfícies. Também denominada microscópio simples, é constituída de uma única lente convergente. Para compreender como é o funcionamento da lupa, precisamos analisar tanto como a lupa conjuga imagens, como estas imagens (objetos virtuais para o nosso olho) acabam sendo projetadas na nossa retina. O olho humano só focaliza uma imagem de um objeto em sua retina se a distância entre o objeto e o olho for maior que a de um ponto específico ("Ponto Próximo").

Notamos facilmente que quando o objeto está mais próximo do olho que a distância do Ponto Próximo a imagem se torna desfocada. A posição do ponto próximo é variável, de pessoa para pessoa. Sendo comum essa distância ser maior em pessoas mais idosas (explicando porque algumas pessoas não conseguem ler de perto, mas esticando o braço e aumentando a distância do papel para o olho, conseguem ler sem maiores problemas). Imagine um objeto posto sobre o Ponto Próximo de um olho humano. O tamanho da imagem produzida na retina varia com o ângulo α que o objeto ocupa no campo de visão. Quando aproximamos o objeto do olho, aumentamos este ângulo. Assim aumentamos a capacidade de observar detalhes do objeto, mas como ele está numa distância menor que do ponto próximo, o vemos fora de foco, perdendo nitidez.

Para fazermos com que esta imagem desfocada fique nítida novamente, colocamos uma lente convergente entre o olho e o objeto (importante que o objeto esteja mais próximo do olho do que o ponto focal da lente). O que o olho passa a enxergar é uma imagem virtual do objeto. Esta imagem fica mais distante do olho do que o Ponto Próximo, sendo uma imagem nítida. Apesar dessa ampliação, a lupa não serve para a observação de objetos muito pequenos como células,bactérias e insetos pequenos, pois nesses casos se faz necessário um aumento muito grande. A solução é associarmos duas ou mais lentes convergentes, como no microscópio composto.

Examples of use of lupa
1. Like Lupa with his pauses in the Chekhov, his minimalist approach demanded my reverence.
2. The Lupercale‘‘ shrine – named after the lupa,‘‘ Latin for she–wolf – is 52 feet below ground.
3. But just as in the Three Sisters, Lupa, by putting such pressure on the words, caused even Chekhov to struggle, Ryman suffers from all the white space.
4. "Banana fritters, bananas in cream, bananas, bananas, bananas." Mark Ladner of Lupa shares a distaste for bananas but for a different reason.
5. Once we were into the second half, there were whistles and backchat as Lupa really turned the screw, extending the pauses between the lines to a point where Pinter might have choked.